PROJETOS EM GERAL



PROJETO: LIXO NO LIXO  É LEGAL


MARIA DAS GRAÇAS RIBEIRO DE SOUSA
TEMA: Lixo no Lixo não é Legal
PÚBLICO ALVO: Alunos do 5º anos A/C
COMPONENTES CURRICULARES: Língua portuguesa, matemática, ciências, geografia, história e arte
PROFESSORES:

DURAÇAO: Duas semanas (2)
JUSTIFICATIVA:
A maioria da população ainda não se importa em jogar o seu lixo em locais impróprios para isso, poluindo e contribuindo para uma cidade suja.
         Para a natureza não existe lixo, tudo e reaproveitado, dessa forma nada é jogado fora. É tarefa do educador fazer com que as crianças desde pequeninas aprendem essa atitude em relação ao lixo
OBJETIVOS:
         Desenvolver a conscientização de que o lixo deve ser jogado na lixeira;
Promover maior conhecimento do lixo, abordando a sua geração, destino, descarte e reciclagem;
Promover debates sobre as ações desenvolvidas na escola e na comunidade a separação do lixo;
Separar o lixo reciclável em embalagens próprias;
Mostrar a importância e a necessidade de se realizar a coleta seletiva de lixo.  
DESENVOLVIMENTO:
Leitura sobre o tema “Lixo no Chão não é Legal”
Utilização de músicas;
Poesias;
Rodas de conversa sobre o tema;
Vídeos referente ao tema;
Escrita de um texto baseado no vídeo;
Criação da patrulha de limpeza
Confecção de lixeiras seletivas;
Pintura das lixeiras;
Desenho livre referente ao tema;
Brincadeiras livre referente ao tema;
Lista de palavras;
Pesquisa de campo sobre o tema;
Observações de alguns espaços fora e próximos da escola. “Observando a questão do lixo”.
Confecção de um painel do antes e um depois do esquadrão em ação;
Culminância
Apresentação da patrulha de limpeza
A Patrulha da Limpeza, será responsável por fiscalizar a limpeza durante a culminância do Projeto e das Sequências Didáticas no dia vinte e nove de setembro.  




  Escola M. E. F. Maria das Graças Ribeiro de Sousa
  Diretor: Carlos Bertino Caldas Lucena
  Vice Diretora: Maíra Suanze Vieira A. Manheze
  Coordenadora Pedag.: Célia Maria Feitosa Brito
  Orientadora: Nazidir Barros do Nascimento




IIDENTIFICAÇÃO:
NOME DA  ESCOLA:   Escola Maria das Graças Ribeiro de Sousa
ENDEREÇO:  Rua 13 de maio  S/N Bairro Bela Vista
      TURMA: 1º ano “A” , 1º “B”,  1° ano “C,   2º ano “A” e 2º ano “B”
      PROFESSORES ENVOLVIDOS:  Eva P. F. Barbosa  

IITEMA DA PROPOSTA:

Cantigas de Rodas “Quem Canta Seus Males Espanta” um desperta ao mundo da leitura e da escrita com o uso das Tecnologias como recurso didáticos.

III- OBJETIVO: Utilizar das Cantigas de roda para o despertar ao mundo da leitura e da   escrita.

IV- JUSTIFICATIVA:
      Diante do que me deparei com estas turmas detectei que esses alunos precisão cada dia mais ser reforçado a problemática leitura e a escrita. Alguns dos alunos do primeiro ano chegam a escola sem ter nem o domínio do lápis. Os do segundos anos foram aprovados com déficit de leitura e escrita. Com este projeto procuro amenizar esta problemática.
                 
      V- PÚBLICO ALVO: 1º ano “A” , 1º “B”, 1º ano “C”,  2° “A” e 2º ano B  turmas matutina e vespertina da E.M.E.F. Escola Maria das Graças Ribeiro de Sousa

     VI- RECURSOS A SEREM UTILIZADOS:
ü Papel 40 kg;
ü Cola;
ü Projetor multimídia;
ü  Notebooks;
ü  Pendrive;
ü  Vídeos;
ü Quadro branco;
ü Pincel;
ü Lápis de cor;
ü Giz de cera;
ü Caneta;
ü Lápis;
ü Borracha;
ü Chamex;
ü Papel madeira;
ü Caderno;
ü Vasilhas plásticos;
ü Frutas diversas;
ü Avental;
ü Faca;
ü Colheres descartáveis;
ü Copos descartáveis;
ü Luvas e toucas descartáveis;
ü Celular.

VII – Espaços Utilizados:
ü  Laboratório de Informática da escola;
ü  Biblioteca;
ü  Sala de aula
ü  Pesquisa de campo;
  
      VIII – Softwares:
·         Cultivar;
·         Tux Paint
·         Broffice
·         Impresso;
·         Calc;

      IX – Sistema:
·                     Linux

      X - DISCIPLINA ENVOLVIDA:
·         Língua portuguesa, matemática, ciências, geografia, história e arte
·          

    XI - METODOLOGIA.

ü  Construção de frases sobre  cantigas do cotidiano dos alunos;
ü  Escrita e digitação de cantigas de rodas;
ü  Construir com os alunos uma cartilha com brincadeiras que eles conhecem;
ü   Desenho e pintura no papel e no  Tux Paint;
ü  Pesca palavras (com o auxilio de software cultivar);
ü  Cruzadinha de palavras (com o auxilio de software cultivar);
ü  Leitura individual de pequenas cantigas de roda;
ü  Leitura compartilhada sobre cantigas de roda
ü  Desenho na cartilha de acordo com a brincadeira que cada aluno trouxer escrita como tarefa de casa; e
ü  Etc.

   XII- PERIODO DE REALIZAÇÃO:  03/04/2017 a 26/05/2017. 

XIII - AVALIAÇÃO: O professor regente avaliará de acordo com o desenvolvimento de cada aluno. .

 XIV - Formas de Socialização (divulgação). Exposição de trabalhos no pátio da escola.
 XVBibliografia e Webliografia.

Brasil Online, Tecnologia Educacional...


Nenhum comentário:

Postar um comentário