PROJETO:
LIXO NO LIXO É LEGAL
MARIA
DAS GRAÇAS RIBEIRO DE SOUSA
TEMA: Lixo no Lixo não é Legal
PÚBLICO
ALVO: Alunos
do 5º anos A/C
COMPONENTES
CURRICULARES: Língua portuguesa,
matemática, ciências, geografia, história e arte
PROFESSORES:
DURAÇAO:
Duas semanas (2)
JUSTIFICATIVA:
A
maioria da população ainda não se importa em jogar o seu lixo em locais
impróprios para isso, poluindo e contribuindo para uma cidade suja.
Para a natureza não existe lixo, tudo e reaproveitado, dessa
forma nada é jogado fora. É tarefa do educador fazer com que as crianças desde
pequeninas aprendem essa atitude em relação ao lixo
OBJETIVOS:
Desenvolver a conscientização de que o lixo deve ser jogado
na lixeira;
Promover
maior conhecimento do lixo, abordando a sua geração, destino, descarte e
reciclagem;
Promover
debates sobre as ações desenvolvidas na escola e na comunidade a separação do
lixo;
Separar
o lixo reciclável em embalagens próprias;
Mostrar
a importância e a necessidade de se realizar a coleta seletiva de lixo.
DESENVOLVIMENTO:
Leitura
sobre o tema “Lixo no Chão não é Legal”
Utilização
de músicas;
Poesias;
Rodas
de conversa sobre o tema;
Vídeos
referente ao tema;
Escrita
de um texto baseado no vídeo;
Criação
da patrulha de limpeza
Confecção
de lixeiras seletivas;
Pintura
das lixeiras;
Desenho
livre referente ao tema;
Brincadeiras
livre referente ao tema;
Lista
de palavras;
Pesquisa
de campo sobre o tema;
Observações
de alguns espaços fora e próximos da escola. “Observando a questão do lixo”.
Confecção
de um painel do antes e um depois do esquadrão em ação;
Culminância
Apresentação
da patrulha de limpeza
A
Patrulha da Limpeza, será responsável por fiscalizar a limpeza durante a
culminância do Projeto e das Sequências Didáticas no dia vinte e nove de
setembro.
Escola M. E. F. Maria das Graças Ribeiro de Sousa
Diretor: Carlos Bertino Caldas Lucena
Diretor: Carlos Bertino Caldas Lucena
Vice Diretora: Maíra Suanze
Vieira A. Manheze
Coordenadora Pedag.: Célia
Maria Feitosa Brito
Orientadora: Nazidir Barros
do Nascimento
I – IDENTIFICAÇÃO:
NOME DA ESCOLA: Escola Maria
das Graças Ribeiro de Sousa
ENDEREÇO: Rua 13 de maio S/N Bairro Bela Vista
TURMA: 1º ano
“A” , 1º “B”, 1° ano “C”, 2º ano “A” e 2º ano “B”
PROFESSORES
ENVOLVIDOS: Eva
P. F. Barbosa
II
– TEMA DA PROPOSTA:
Cantigas de Rodas “Quem Canta Seus Males Espanta” um desperta ao mundo da
leitura e da escrita com o uso das
Tecnologias como recurso didáticos.
III- OBJETIVO: Utilizar das Cantigas de roda para o despertar ao mundo da leitura e da
escrita.
IV-
JUSTIFICATIVA:
Diante do
que me deparei com estas turmas detectei que esses alunos precisão cada dia
mais ser reforçado a problemática leitura e a escrita. Alguns dos alunos do
primeiro ano chegam a escola sem ter nem o domínio do lápis. Os do segundos anos
foram aprovados com déficit de leitura e escrita. Com este projeto procuro
amenizar esta problemática.
V- PÚBLICO
ALVO: 1º ano
“A” , 1º “B”, 1º ano “C”, 2° “A” e 2º ano “B” – turmas matutina e vespertina da E.M.E.F. Escola Maria
das Graças Ribeiro de Sousa
VI- RECURSOS
A SEREM
UTILIZADOS:
ü Papel 40 kg;
ü Cola;
ü Projetor multimídia;
ü Notebooks;
ü Pendrive;
ü Vídeos;
ü Quadro branco;
ü Pincel;
ü Lápis de cor;
ü Giz de cera;
ü Caneta;
ü Lápis;
ü Borracha;
ü Chamex;
ü Papel madeira;
ü Caderno;
ü Vasilhas plásticos;
ü Frutas diversas;
ü Avental;
ü Faca;
ü Colheres descartáveis;
ü Copos descartáveis;
ü Luvas e toucas descartáveis;
ü Celular.
VII
– Espaços Utilizados:
ü Laboratório
de Informática da escola;
ü Biblioteca;
ü Sala de aula
ü Pesquisa
de campo;
VIII –
Softwares:
·
Cultivar;
·
Tux Paint
·
Broffice
·
Impresso;
·
Calc;
IX – Sistema:
·
Linux
X
- DISCIPLINA ENVOLVIDA:
·
Língua
portuguesa, matemática, ciências, geografia, história e arte
·
XI - METODOLOGIA.
ü Construção de frases sobre cantigas do cotidiano
dos alunos;
ü Escrita e
digitação de cantigas de rodas;
ü Construir com os
alunos uma cartilha com brincadeiras que eles já conhecem;
ü Desenho e
pintura no papel e no Tux Paint;
ü Pesca palavras (com o auxilio de software
cultivar);
ü Cruzadinha de palavras (com o auxilio de
software cultivar);
ü Leitura individual de pequenas cantigas de roda;
ü Leitura compartilhada
sobre cantigas de roda;
ü Desenho na cartilha de acordo com a
brincadeira que cada aluno trouxer escrita como tarefa de casa;
e
ü Etc.
XII- PERIODO
DE REALIZAÇÃO:
03/04/2017 a 26/05/2017.
XIII
- AVALIAÇÃO: O professor regente avaliará de acordo com o
desenvolvimento de cada aluno. .
XIV - Formas
de Socialização
(divulgação). Exposição de trabalhos no pátio da escola.
XV– Bibliografia e
Webliografia.
Brasil Online, Tecnologia Educacional...
Nenhum comentário:
Postar um comentário