SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Maria das Graças Ribeiro de Sousa
Tema: Cantiga de Roda (A barata)
Público alvo: Alunos do 1º anos A/C
Componentes curriculares: Língua portuguesa, matemática, ciências, geografia, história e arte
Professora: Silva
Quantidade de etapas: 14 etapas

Conteúdos:
·        Leitura e escrita;
·        Produção de frases;
·        Adição subtração;
·        Dia da arvore;
·        Independência do Brasil;
·        Meios de comunicação;
·        Espaço rural e urbano;
·        Higienes: Corporal, e ambiental;
·        Animais;
·        Aspectos dos animais: Tamanhos, locomoção e revestimentos corpóreos.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

·        Ampliar os conhecimentos prévios dos alunos;
·        Criar estratégias de leitura que permitam descobrir o que está escrito e onde para ordenar as partes do texto;
·        Refletir sobre o sistema de escrita;
·        Ler e escreve frases com autonomia;
·        Memorizar, cantar, recitar e reescrever textos de memória;
·        Compreender o processo de adição e subtração;
·        Reconhecer termos como unidade, dezena, dúzia, meia dúzia, centena, associando as às suas respectivas quantidades;
·        Conhecer e refletir a respeito da independência do Brasil;
·        Conhecer as diferenças os diversos meios de comunicações e saber como utilizá-los
·        Diferenciar os ambientes urbanos e rurais identificando as paisagens Características de cada ambiente;
·        Saber da importância da higiene ambiental para os seres vivos e pra natureza, conhecendo práticas de preservação do ambiente em geral;
·        Distinguir as espécies de animais, identificando suas diferenças no corpo, locomoção e habitat;

 MATERIAIS A SEREM UTILIZADOS:
ü Papel 40 kg;
ü Cola;
ü Projetor multimídia;
ü  Notebooks;
ü  Pendrive;
ü  Vídeos;
ü Quadro branco;
ü Pincel;
ü Lápis de cor;
ü Giz de cera;
ü Caneta;
ü Lápis;
ü Borracha;
ü Chamex;
ü Papel madeira;
ü Caderno;
ü Vasilhas plásticos;
ü Frutas diversas;
ü Avental;
ü Faca;
ü Colheres descartáveis;
ü Copos descartáveis;
ü Luvas e toucas descartáveis;
ü Celular.


ANTECIPAÇÃO DAS POSSÍVEIS INTERVENÇÕES 


1º Etapa
Apresentar aos alunos o texto: A barata ler, reler enfatizar o título colocar no caderno o texto explicar aos alunos que irão estudar vários assuntos e que esse texto será bem utilizado expor o texto em papel madeira apenas a primeira estrofe (saia de filó) deixar fixo na parede da sala.


2º Etapa
Ler, reler o texto que está exposto na parede.
         Pedir os alunos que tentem ler o texto que está colado no caderno.
         Cantar e pedir que acompanhem com o dedinho lendo.

3º Etapa
Ler e cantar A barata ouvido a música com utilizando as mídias;
Destacar a palavra barata e perguntar: Com que letra escreve a palavra barata? “B” da palavra Brasil e bandeira.
Explicar que estamos na semana da pátria e que vamos pintar a bandeira do Brasil.
Mostrar a bandeira do Brasil (Tecido) falar das cores e seus significados, e sua importância para o país.
Ir para o pátio para cantar o hino.
Contar a história da independência do Brasil em sala e pedir que pintem a bandeira e colar no caderno.
Preencher uma cruzadinha com palavras referentes ao nosso Brasil.
Perguntar aos alunos se gostaram e o que aprenderam hoje.

4º Etapa
Vamos ler as seguintes frases: A barata diz que tem sete saias de filó
A barata diz que tem um sapato de fivela.
Dizer aos alunos que duas frases foram, feitas através da palavra barata.
    Apresentar uma caixinha, mostrar aos alunos e perguntar o que eles acham que tem dentro dela.
   Passar a caixa de mão em mão e instiga-los a falar o que tem dentro da caixa.
   Tirar um objeto da caixa (bola) e pedir que tentem escrever uma frase com a palavra bola, “B” de barata e bola.
   Deixar que os alunos tentem escrever, para os que não conseguem escrever frases, tentarem escrever apalavra bola utilizando a ficha silábica.
   Em seguida mostrar a bola depois a peteca, cola e copo.
   Perguntar se acharam fácil ou difícil, se gostaram de escrever suas próprias frases.
   Parabenizá-los e corrigir os cadernos.
   Verificar se os alunos com mais dificuldades conseguiram escrever as palavras, bola, copo e peteca.

5º Etapa
       Cantar a música A barata e perguntar como ela é como seu corpo, como se locomove, onde vive, se tem ossos, mostra figuras de várias animais e perguntar: Qual desses bichos vivem na água? E na terra? Qual voam, se rastejam? Tem pernas? Escamas? Quatro patas, duas patas? Pelos?
        Pedir que fação um caça palavras, procurar nomes dos animais segundo bichos: Tubarão, baleia, tucano, gavião, coelho, cobra, tigre, gato e cavalo. Pintar os desenhos e perguntar que bicho você gostaria de ver de perto? E o que você tem mais medo?
        Quais vivem na terra? E quais voam? Quais tem penas...

                 
6º Etapa
         Cantar a música e pergunta:
8 baratas estão numa calçada, chegam mais 2. Quantas baratas tem agora?
10 baratas estão juntinhas, 3 saem. Quantas ficaram?
Desenhe a quantidade de baratas até completar 10 unidades. Desenhar 3,5,7,6,  baratas para que completem 10 unidades e perguntar: quantas baratas foram desenhadas para completar as 10 em cada questão?
Quando temos 10 unidades como chamamos? (1 dezena)
Quando completa 12 unidades, como chamamos? (1 dúzia).
Quando completa 100 unidades como chamamos? (1 centena)
Vamos ver o quadro de valor

231
                       
C
D
U
 2
3
1



                               
                                                 200 Centenas                                   
                                                   30 Dezenas
                                                       1 Unidade

ü Desenhe o que se pede
ü  Uma dúzia de bananas.
ü  Meia dúzia de bananas.
ü Uma dezena de maças.
ü Meia dezena de maças



Ver outro exemplo:

345
                       
C
D
U
 3
4
5



                               
                                                 3 Centenas                                         
                                                   4 Dezenas
                                                       5 Unidades


ü Perguntar o significado das letras C.D.U.



7º Etapa
         Higiene ambiental
         A barata é um bicho que gosta de sujeira de bagunça?
         Você já viu uma barata? Você acha que baratas gostam de limpeza? Por que?
         O que você pensa que seja higiene ambiental? O que é ambiente?
         Como é um ambiente sujo? É bonito? Pode causar doenças?
         É bonito uma casa, uma rua, a escola, todas sujas, riscadas, com mal cheiro?
         Nossa escola está sendo pintada é certo ser riscada e ficar suja?
         Como devemos agir para mantar os espaços limpos?
         Como fica a nossa sala ao sairmos dela?
         O que é ser educado ambientalmente?
         Vamos fazer um auto ditado de produtos e objetos que servem para fazer limpezas. Vassoura, sabão, lixeira, água esponja, rodo, queimador, pano de chão, flanela, balde, desinfetante. Deixar que tentem escrever e depois corrigir no quadro e no caderno.
        
8º Etapa
         Adição subtração
         35 baratas foram convidadas para a festa da barata mentirosa.
         Mais 12 baratas foram sem convites. Quantas baratas no total participaram do aniversário.
         47 baratas estavam na festa e na hora de comer o bolo, 25 foram embora antes de cortar o bolo          e quantas baratas comeram do bolo?
         Vamos entender e resolver essas continhas?
         Como se chama a conta de mais? E a de menos?
         Quantas meninas vieram hoje? E meninos? E o total?
Vamos resolver as continhas de adição e subtração, como são os sinais de cada uma?
                                                        
9º Etapa
1.   A barata é mentirosa
2.   Na casa da titia tem baratas
3.   Eu tenho nojo de barata.
O que você percebeu nas frases?
Vou mostrar para vocês três 3 palavras, você vai escolher 1 e escreverá uma frase em seu caderno
Barata - sapato - saia
         Deixa os alunos tentarem.
         Para os que não conseguirem, propor que escrevam os nomes dos desenhos. Do sapato, da saia e da barata,
         Após escreverem a frase ler em voz alta um por um.
         Entregar uma folha com seis desenhos para que tentem escrever as frases: Saia, sapato, detefon, casa, anel e carro.
         Você gosta de escrever frases?
         Acha difícil?
         Registra quem consegue e quem não conseguem também.
         Pedir aos alunos com mais dificuldade que escrevam os nomes.
         Deixar que consulte a ficha silábica.
                 
10º Etapa
Vamos ler e cantar
         A barata diz que tem um celular digital, é mentira da barata o celular é de jornal, há, há, há, ho, ho, ho o celular é de jornal Bis.
         Qual foi o meio de comunicação que a barata disse que tem?
         Você conhece outros meios de comunicações? Quais?
         Existem muitos meios de se comunicar vamos ver:
         Quais você conhece?
         Rádio, televisão, jornal escrito, livros revistas gibis, placas cartazes.
         Você imagina qual o meio de comunicação mais usado a um tempo atrás? Era a carta aí depois que surgiu o celular poucos usam a carta hoje em dia.
         Desenhar alguns meios de comunicações e escrever os nomes. (Autor – ditado).
         Pedir que cada um desenho somente os meios de comunicações que eles tem casa e comparar com os dos colegas e ver qual é o mais comum entre todos.
         Exemplo: Na sala alguns exemplos como: rádio, jornal, celular, envelope...
         Expor na sala

11º Etapa
Zona rural e urbana
         Ler, reler e cantar o trecho da música a barata diz que tem uma casa de quintal, é mentira da barata...
         Perguntar se numa cidade é comum ver curral, você sabe o que é um curral?
         No meio de uma cidade é normal de ver uma casa de quintal grande, cheio de árvores, animais, plantas?
         Vamos falar o que se vê numa cidade.
         Deixar que falem a vontade.
         Perguntar o que é comum de ver numa raça?
         Quem gosta de roça? Porque você gosta de roça?
Entregar uma folha de chamequinho dividi-la ao meio e pedir que represente a cidade e o campo de jeito que entenderam.
Corrigir e expor os desenhos num varal.

12º Etapa
História dia da árvore
Dizer que baratas são bichos que sabem em árvores.
Dizer que as árvores são tão importantes que tem um dia só delas
Falar do que  as arvores nos dão.
Deixar os alunos citarem a vontade.
Perguntar para os alunos o que seria da vida das pessoas se todas as árvores fossem cortadas?
Vamos fazer uma lista de nomes de frutas
Ser a escriba, perder que falem nomes de frutas.
Falar das vitaminas das frutas
Perguntar quais as frutas preferidas servir a salada de frutas para as crianças.
Perguntar se estão percebendo as queimadas na cidade e por que estão fazendo isso e quais as consequências.
Ler, reler a história dos nomes das frutas. Qual fruta você mais gosta? Tem sempre em sua casa?
Qual fruta começa com a mesma letra da palavra barata?
Você gostou da salada?

13º Etapa Reescrita
         Reescrita de um trecho de memória
         7 saías de filó
Observação: Servirá como diagnóstico.
        
         Ler, reler, cantar o trecho de memória a barata.
         “ Abarata diz que tem sete sais de filó.../ ler no cartaz 
Explicar que irão tentar escrever esse trecho do jeito que sabem
Preparar o lápis, borracha e o papel
Pedir que façam seu nome completo
Dizer que confiem e acreditem em si próprio
Retirar o cartaz com a música
Deixar que escrevam o trecho da música.
Registra quem conseguiu ou não
Para os alunos PS E SSVS entregar desenhos para que tentem escrever os nomes
Barata – saia – sapato - anel – casa
deixar que eles pesquisem na ficha silábica.
Observar se todos realizaram a atividade.

14º Etapa – Texto Lacunado
         Ler, reler, cantar toda a música que está no caderno colado
         Explicar aos alunos que irão receber um trecho da música: A barata e irão perceber as palavras que faltam e que devem tentar escrevê-las colar nó caderno trecho solicitado:
         A barata diz que tem um sapato de fivela
         É mentira da barata
         O sapato é da mãe dela
         Será em duplas por níveis aproxima dos
PSS/ SSV/   SCV/ AS/   A/ sozinho
         Cada criança receberá seu próprio texto porém trabalharão um com o auxilio do outro.

CULMINÂNCIA DIA 29/09/2017
Produção final:

ü Historinhas: D. Barata, a baratinha e o besouro.
ü Premiações para os alunos com os cadernos organizados ( Medalhas)


Canção Dramatizada 






Nenhum comentário:

Postar um comentário