SEQUÊNCIA
DIDÁTICA
Maria das Graças Ribeiro de Sousa
Tema: Cantiga de Roda (A barata)
Público
alvo: Alunos
do 1º anos A/C
Componentes
curriculares: Língua portuguesa,
matemática, ciências, geografia, história e arte
Professora: Silva
Quantidade de etapas: 14 etapas
Conteúdos:
·
Leitura e
escrita;
·
Produção
de frases;
·
Adição
subtração;
·
Dia da
arvore;
·
Independência
do Brasil;
·
Meios de
comunicação;
·
Espaço
rural e urbano;
·
Higienes:
Corporal, e ambiental;
·
Animais;
·
Aspectos
dos animais: Tamanhos, locomoção e revestimentos corpóreos.
DIREITOS DE APRENDIZAGEM:
·
Ampliar
os conhecimentos prévios dos alunos;
·
Criar
estratégias de leitura que permitam descobrir o que está escrito e onde para
ordenar as partes do texto;
·
Refletir sobre o sistema de
escrita;
·
Ler e escreve frases com
autonomia;
·
Memorizar, cantar,
recitar e reescrever textos de memória;
·
Compreender o processo
de adição e subtração;
·
Reconhecer termos como
unidade, dezena, dúzia, meia dúzia, centena, associando as às suas respectivas
quantidades;
·
Conhecer e refletir a
respeito da independência do Brasil;
·
Conhecer as diferenças
os diversos meios de comunicações e saber como utilizá-los
·
Diferenciar os ambientes
urbanos e rurais identificando as paisagens Características de cada ambiente;
·
Saber da importância da higiene
ambiental para os seres vivos e pra natureza, conhecendo práticas de
preservação do ambiente em geral;
·
Distinguir as espécies
de animais, identificando suas diferenças no corpo, locomoção e habitat;
MATERIAIS
A SEREM UTILIZADOS:
ü Papel 40 kg;
ü Cola;
ü Projetor multimídia;
ü Notebooks;
ü Pendrive;
ü Vídeos;
ü Quadro branco;
ü Pincel;
ü Lápis de cor;
ü Giz de cera;
ü Caneta;
ü Lápis;
ü Borracha;
ü Chamex;
ü Papel madeira;
ü Caderno;
ü Vasilhas plásticos;
ü Frutas diversas;
ü Avental;
ü Faca;
ü Colheres descartáveis;
ü Copos descartáveis;
ü Luvas e toucas descartáveis;
ü Celular.
ANTECIPAÇÃO
DAS POSSÍVEIS INTERVENÇÕES
1º Etapa
Apresentar
aos alunos o texto: A barata ler, reler enfatizar o título colocar no caderno o
texto explicar aos alunos que irão estudar vários assuntos e que esse texto
será bem utilizado expor o texto em papel madeira apenas a primeira estrofe
(saia de filó) deixar fixo na parede da sala.
2º Etapa
Ler,
reler o texto que está exposto na parede.
Pedir os alunos que tentem ler o texto que está colado no
caderno.
Cantar e pedir que acompanhem com o dedinho lendo.
3º Etapa
Ler e
cantar A barata ouvido a música com utilizando as
mídias;
Destacar
a palavra barata e perguntar: Com que letra escreve a palavra barata? “B” da
palavra Brasil e bandeira.
Explicar
que estamos na semana da pátria e que vamos pintar a bandeira do Brasil.
Mostrar
a bandeira do Brasil (Tecido) falar das cores e seus significados, e sua
importância para o país.
Ir
para o pátio para cantar o hino.
Contar
a história da independência do Brasil em sala e pedir que pintem a bandeira e
colar no caderno.
Preencher
uma cruzadinha com palavras referentes ao nosso Brasil.
Perguntar
aos alunos se gostaram e o que aprenderam hoje.
4º Etapa
Vamos ler
as seguintes frases: A barata diz que tem sete saias de filó
A
barata diz que tem um sapato de fivela.
Dizer
aos alunos que duas frases foram, feitas através da palavra barata.
Apresentar uma caixinha, mostrar aos alunos
e perguntar o que eles acham que tem dentro dela.
Passar
a caixa de mão em mão e instiga-los a falar o que tem dentro da caixa.
Tirar um objeto da caixa (bola) e pedir que
tentem escrever uma frase com a palavra bola, “B” de barata e bola.
Deixar que os alunos tentem escrever, para
os que não conseguem escrever frases, tentarem escrever apalavra bola
utilizando a ficha silábica.
Em seguida mostrar a bola depois a peteca,
cola e copo.
Perguntar se acharam fácil ou difícil, se
gostaram de escrever suas próprias frases.
Parabenizá-los e corrigir os cadernos.
Verificar se os alunos com mais dificuldades
conseguiram escrever as palavras, bola, copo e peteca.
5º Etapa
Cantar a música A barata e perguntar
como ela é como seu corpo, como se locomove, onde vive, se tem ossos, mostra
figuras de várias animais e perguntar: Qual desses bichos vivem na água? E na
terra? Qual voam, se rastejam? Tem pernas? Escamas? Quatro patas, duas patas?
Pelos?
Pedir que fação um caça palavras,
procurar nomes dos animais segundo bichos: Tubarão, baleia, tucano, gavião,
coelho, cobra, tigre, gato e cavalo. Pintar os desenhos e perguntar que bicho
você gostaria de ver de perto? E o que você tem mais medo?
Quais vivem na terra? E quais voam?
Quais tem penas...
6º Etapa
Cantar
a música e pergunta:
8
baratas estão numa calçada, chegam mais 2. Quantas baratas tem agora?
10
baratas estão juntinhas, 3 saem. Quantas ficaram?
Desenhe
a quantidade de baratas até completar 10 unidades. Desenhar 3,5,7,6, baratas para que completem 10 unidades e
perguntar: quantas baratas foram desenhadas para completar as 10 em cada
questão?
Quando
temos 10 unidades como chamamos? (1 dezena)
Quando
completa 12 unidades, como chamamos? (1 dúzia).
Quando
completa 100 unidades como chamamos? (1 centena)
Vamos
ver o quadro de valor
231
C
|
D
|
U
|
2
|
3
|
1
|
|
|
|
200 Centenas
30 Dezenas
1 Unidade
ü Desenhe o que se pede
ü Uma dúzia de bananas.
ü Meia dúzia de bananas.
ü Uma dezena de maças.
ü Meia dezena de maças
Ver outro exemplo:
345
C
|
D
|
U
|
3
|
4
|
5
|
|
|
|
3 Centenas
4
Dezenas
5
Unidades
ü Perguntar o significado das
letras C.D.U.
7º Etapa
Higiene
ambiental
A barata é um bicho que gosta de sujeira de bagunça?
Você já viu uma barata? Você acha que baratas gostam de
limpeza? Por que?
O que você pensa que seja higiene ambiental? O que é
ambiente?
Como é um ambiente sujo? É bonito? Pode causar doenças?
É bonito uma casa, uma rua, a escola, todas sujas, riscadas,
com mal cheiro?
Nossa escola está sendo pintada é
certo ser riscada e ficar suja?
Como devemos agir para mantar os espaços limpos?
Como fica a nossa sala ao sairmos dela?
O que é ser educado ambientalmente?
Vamos fazer um auto ditado de produtos e objetos que servem
para fazer limpezas. Vassoura, sabão, lixeira, água esponja, rodo, queimador,
pano de chão, flanela, balde, desinfetante. Deixar que tentem escrever e depois
corrigir no quadro e no caderno.
8º Etapa
Adição subtração
35
baratas foram convidadas para a festa da barata mentirosa.
Mais
12 baratas foram sem convites. Quantas baratas no total participaram do
aniversário.
47
baratas estavam na festa e na hora de comer o bolo, 25 foram embora antes de
cortar o bolo e quantas baratas
comeram do bolo?
Vamos
entender e resolver essas continhas?
Como
se chama a conta de mais? E a de menos?
Quantas
meninas vieram hoje? E meninos? E o total?
Vamos resolver as continhas de
adição e subtração, como são os sinais de cada uma?
9º Etapa
1. A barata é mentirosa
2. Na casa da titia tem baratas
3. Eu tenho nojo de barata.
O que
você percebeu nas frases?
Vou
mostrar para vocês três 3 palavras, você vai escolher 1 e escreverá uma frase
em seu caderno
Barata - sapato - saia
Deixa
os alunos tentarem.
Para
os que não conseguirem, propor que escrevam os nomes dos desenhos. Do sapato,
da saia e da barata,
Após
escreverem a frase ler em voz alta um por um.
Entregar
uma folha com seis desenhos para que tentem escrever as frases: Saia, sapato,
detefon, casa, anel e carro.
Você
gosta de escrever frases?
Acha
difícil?
Registra
quem consegue e quem não conseguem também.
Pedir aos alunos com mais dificuldade que escrevam os nomes.
Deixar que consulte a ficha silábica.
10º Etapa
Vamos ler e cantar
A
barata diz que tem um celular digital, é mentira da barata o celular é de
jornal, há, há, há, ho, ho, ho o celular é de jornal Bis.
Qual
foi o meio de comunicação que a barata disse que tem?
Você
conhece outros meios de comunicações? Quais?
Existem
muitos meios de se comunicar vamos ver:
Quais você conhece?
Rádio,
televisão, jornal escrito, livros revistas gibis, placas cartazes.
Você
imagina qual o meio de comunicação mais usado a um tempo atrás? Era a carta aí
depois que surgiu o celular poucos usam a carta hoje em dia.
Desenhar
alguns meios de comunicações e escrever os nomes. (Autor – ditado).
Pedir
que cada um desenho somente os meios de comunicações que eles tem casa e
comparar com os dos colegas e ver qual é o mais comum entre todos.
Exemplo:
Na sala alguns exemplos como: rádio, jornal, celular, envelope...
Expor na sala
11º Etapa
Zona rural e urbana
Ler,
reler e cantar o trecho da música a barata diz que tem uma casa de quintal, é
mentira da barata...
Perguntar
se numa cidade é comum ver curral, você sabe o que é um curral?
No
meio de uma cidade é normal de ver uma casa de quintal grande, cheio de
árvores, animais, plantas?
Vamos
falar o que se vê numa cidade.
Deixar
que falem a vontade.
Perguntar
o que é comum de ver numa raça?
Quem
gosta de roça? Porque você gosta de roça?
Entregar uma folha de chamequinho
dividi-la ao meio e pedir que represente a cidade e o campo de jeito que
entenderam.
Corrigir e expor os desenhos num
varal.
12º Etapa
História dia da árvore
Dizer que baratas são bichos que
sabem em árvores.
Dizer que as árvores são tão
importantes que tem um dia só delas
Falar do que as arvores nos dão.
Deixar os alunos citarem a
vontade.
Perguntar para os alunos o que
seria da vida das pessoas se todas as árvores fossem cortadas?
Vamos fazer uma lista de nomes de
frutas
Ser a escriba, perder que falem
nomes de frutas.
Falar das vitaminas das frutas
Perguntar quais as frutas
preferidas servir a salada de frutas para as crianças.
Perguntar se estão percebendo as
queimadas na cidade e por que estão fazendo isso e quais as consequências.
Ler, reler a história dos nomes
das frutas. Qual fruta você mais gosta? Tem sempre em sua casa?
Qual fruta começa com a mesma
letra da palavra barata?
Você gostou da salada?
13º Etapa
Reescrita
Reescrita
de um trecho de memória
7
saías de filó
Observação: Servirá como diagnóstico.
Ler,
reler, cantar o trecho de memória a barata.
“
Abarata diz que tem sete sais de filó.../ ler no cartaz
Explicar que irão tentar escrever
esse trecho do jeito que sabem
Preparar o lápis, borracha e o
papel
Pedir que façam seu nome completo
Dizer que confiem e acreditem em
si próprio
Retirar o cartaz com a música
Deixar que escrevam o trecho da
música.
Registra quem conseguiu ou não
Para os alunos PS E SSVS entregar
desenhos para que tentem escrever os nomes
Barata – saia – sapato - anel –
casa
deixar que eles pesquisem na
ficha silábica.
Observar se todos realizaram a
atividade.
14º Etapa
– Texto Lacunado
Ler,
reler, cantar toda a música que está no caderno colado
Explicar
aos alunos que irão receber um trecho da música: A barata e irão perceber as
palavras que faltam e que devem tentar escrevê-las colar nó caderno trecho
solicitado:
A
barata diz que tem um sapato de fivela
É
mentira da barata
O sapato
é da mãe dela
Será
em duplas por níveis aproxima dos
PSS/ SSV/ SCV/
AS/ A/ sozinho
Cada
criança receberá seu próprio texto porém trabalharão um com o auxilio do outro.
CULMINÂNCIA
DIA 29/09/2017
Produção
final:
ü Historinhas: D. Barata, a
baratinha e o besouro.
ü Premiações para os alunos com os
cadernos organizados ( Medalhas)
Canção Dramatizada
Nenhum comentário:
Postar um comentário